domingo, 12 de setembro de 2010

Reforma revitaliza a Capela Curial de Nossa Senhora do Rosário

Aberta em setembro de 1897, no centro de Belo Horizonte, a Capela Curial de Nossa Senhora do Rosário é mais antiga que a capital mineira. Foi projetada para substituir a Igreja antiga que ficava no cruzamento das Ruas da Bahia com Guajajaras, demolida para a abertura de vias.

As colunas que emolduram a entrada única são exemplos do estilo que marcou as construções da capital no fim do século 19 e início do século 20.

Tombada pelo patrimônio histórico, a Capela passa por obras para reforma do teto e pintura para revitalizar suas colunas em estilo eclético, que simbolizam o marco zero da trasformação arquitetônica ocorrida no Centro ao longo dos 112 anos da cidade.

Monsenhor Geraldo dos Reis Calixto, capelão da igreja, lamenta a construção de imóveis rentes à edificação centenária. "Não só a tamparam, como a abafaram. As paredes das lojas são coladas nas da capela, o que provoca infiltrações. O que estamos fazendo não é uma reforma, que pressupõe mudança na arquitetura, mas uma limpeza para retirar essas infiltrações, finalizando com a pintura". O passo seguinte será substituir as madeiras do teto, danificado por caruncho.

De acordo com Monsehor, o trabalho está sendo feito por especialistas, com muita responsabilidade, consciência e zelo por esta edificação, para que a história da cidade continue sendo contada por seus monumentos.



Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=650 (acessado em 16 de setembro de 2010)
Fontes das imagens (acessadas em 12 de setembro de 2010):
1) http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/8660703.jpg
2) http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/33210373.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário