sábado, 18 de setembro de 2010

Uma jóia da arquitetura no Centro da cidade - Capela Curial Nossa Senhora do Rosário - História

Em meio ao grande movimento de um dos principais cruzamentos do Centro da capital, os fiéis encontram a Capela Curial Nossa Senhora do Rosário – conhecida por muitos como sendo dedicada a Santo Antônio –, situada na esquina das ruas São Paulo, Tamóios e avenida Amazonas.

Considerada a igreja mais antiga de Belo Horizonte, a capela foi cons­truída em estilo neo­gótico, com escadaria em cantaria de granito. Em seu interior, a simbólica tríplice arcada de madeira avança para o alto, a­com­pa­nhando o movi­men­to do telhado. Três nichos (cavidades na parede) abrigam a imagem da Padroeira e dois anjos.

“A Capela Curial Nossa Senhora do Rosário é, sobretudo, em meio à grande selva de pedra, um pequeno oásis bem no Centro da cidade. A capela, que significa lugar pequeno, é um espaço aconchegante onde os fiéis vão passando durante o intervalo do almoço ou logo após o trabalho e fazem uma pausa de meditação e oração”, destacou o capelão, Mon­senhor Geraldo dos Reis Calixto.

História

Quando o antigo Curral Del Rei começou a dar lugar à cidade de Belo Horizonte, muitas capelas foram destruídas, entre elas a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1819 onde hoje se localiza o cruzamento da avenida Álvares Cabral com as ruas da Bahia e Guajajaras. Porém, a demolição da capela só foi possível depois que o Governo do Estado se comprometeu com a Arqui­diocese de Mariana a construir uma nova capela, em outro local.

Foi o governador A­ffon­so Augusto Moreira Penna quem mandou que a Capela Curial Nossa Senhora do Rosário fosse cons­truída no atual endereço. As obras da nova igreja foram iniciadas em 1895. A inaguração da capela, em setembro de 1897, foi marcada por uma grande festa.

Funcionamento

O horário de funcionamento da capela é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30, e aos sábados, domingos e Dias Santos, das 16h às 19h30. As missas são realizadas de segunda a sexta-feira, às 11h e às 18h30, e aos sábados, domingos e Dias Santos, às 17h e às 18h30. Às quartas-feiras, as celebrações acontecem às 10h45.

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=23506&pIdPlc=&app=salanoticias (acessado em 18 de setembro de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário